Horário de Atendimento: 08h00 às 16h30min de segunda à sexta-feira | Fone: +55 91 3202-4150 | E-mail: protocolo@crcpa.org.br
08h00 às 16h30min de Seg à Sex | Fone: +55 91 3202-4150

Tecnologia tributária é assunto de palestra do CRC-PA

Data: 13/03/2014 00:00h

Nesta quarta (12), profissionais da contabilidade participaram da palestra sobre folha de pagamento digital, o eSocial, ministrada pela especialista em treinamento de uso de software Viviane Rigloski. O encontro foi promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA) e faz parte do programa de investimento em educação continuada que a entidade está implantando este ano.

Na ocasião, o presidente Pedro Henrique Ribeiro Araújo realizou a abertura do evento enfatizando as próximas ações do CRC-PA. “Além do encontro sobre o eSocial, vamos oferecer cursos, seminários, fóruns voltados a qualificação profissional. Também implantaremos mais de 23 comissões de trabalhos voltadas para áreas como perícia, tributária e auditoria para que o profissional tenha a oportunidade de vir ao Conselho e discutir temas técnicos e muitos outros voltados para a sociedade”, enfatizou.

Durante quatro horas, Viviane Rigloski orientou os profissionais sobre a importância da prestação de informações ao eSocial e também sobre a adaptação das empresas frente a nova tecnologia, que deve unificar dados trabalhistas, previdenciários e tributários de empresas e empregados. “As mudanças serão grandes, mas o sistema veio para diminuir a burocracia e impedir erros ou duplicidade de informações sobre o trabalhador em diferentes órgãos. Já vimos trabalhador ter duas contas diferentes de FGTS por ter sido cadastrado com o sobrenome abreviado, por exemplo. Com o eSocial isso será impossível de acontecer”, pontuou.

Viviane destacou ainda que as empresas serão as que mais sofrerão os impactos com a implantação da plataforma tributária. “O período de adaptação não será fácil principalmente para as empresas que terão prazos mais curtos para repassar as informações aos profissionais de contabilidade”. Interessados em entender mais sobre a utilização do sistema, profissionais lotaram o auditório do CRC-PA. Paulo César trabalha na iniciativa privada em Castanhal, veio a Belém para compreender de forma prática o sistema. “Tinha muitas dúvidas, principalmente sobre como seriam cobradas as multas e novas formas de efetuar certos inserção de dados. O bom é que além da teoria, a palestrante ensinou na prática como inserir informações”, finalizou.

 

Notícias relacionadas

18/04/2024 13:20h

CRCPA E SEFA ALINHAM PARCERIA ENTRE ENTIDADES PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA

LEIA MAIS

15/04/2024 09:35h

NOVA EDIÇÃO DO CONEXÃO PARÁ CONTÁBIL É REALIZADA EM XINGUARA

LEIA MAIS

11/04/2024 10:00h

REDENÇÃO RECEBE CONEXÃO PARÁ CONTÁBIL DO CRCPA

LEIA MAIS