Horário de Atendimento: 08h00 às 16h30min de segunda à sexta-feira | Fone: +55 91 3202-4150 | E-mail: protocolo@crcpa.org.br
08h00 às 16h30min de Seg à Sex | Fone: +55 91 3202-4150

CRC PA participa de homenagem ao contador na Alepa

Data: 07/11/2017 09:06h

CRC PA participa de homenagem ao contador na Alepa

O Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA), presidido pela contadora Maria de Fátima Vasconcelos, participou na manhã desta segunda-feira, 06, da Sessão Solene em homenagem ao Dia do Contador, comemorado no dia 22 de setembro, realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), por proposição do deputado Iran Lima, que também é contador. 

A sessão foi aberta pelo presidente da Casa de Leis, deputado Márcio Miranda ressaltou a importância do profissional para a economia eficiente dos poderes públicos. “O contador é um profissional fundamental nas empresas públicas e privadas. Aqui no Parlamento, sempre buscamos ouvir o setor de contabilidade para fazer os ajustes necessários na receita e nas despesas para alcançarmos o equilíbrio nas contas e assim fazer uma gestão eficiente conforme as orientações técnicas dos contadores”, afirmou. 

Para o deputado Iran Lima, requerente da sessão, a homenagem é um espaço de valorização e de debate para a classe.  “Esse é um momento fundamental para ressaltar a importância desse profissional, não só para as empresas, mas para o cidadão e órgãos públicos. O contador é um profissional que contribui nas operações financeiras de contas oficiais, mas também na contabilidade pessoal, familiar e empresarial, portanto merece esse reconhecimento”, disse o parlamentar.

 

A presidente do CRC-PA, Maria de Fátima Cavalcante Vasconcelos, falou da importância da sessão para a categoria e sobre a atuação do Conselho para o fortalecimento da atividade. “A sessão tem o objetivo de valorizar o profissional de contabilidade, essencial nesse contexto de crise em que vive o país. O Conselho Regional  defende os interesses do segmento atuando com registros, fiscalização e desenvolvimento profissional por meio de educação continuada. Em 2016, realizamos vários eventos, capacitando 4.743 pessoas entre profissionais e estudantes. Lançamos o Encontro de Contabilidade da Amazônia (ECAL), promovido em outubro, em Cuiabá, no Mato Grosso. Em 2019, o Encontro será em Santarém”, concluiu.    

Participaram da Sessão Solene a presidente do Instituto Paraense da Mulher Contabilista, Regina Vilanova; o presidente do Sescon-Pará, Eduardo Silva; o presidente do Sindicato dos Contabilistas, José Maria Mendonça; a presidente da Associação dos Profissionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Leila Elias; a secretária do Tribunal de Contas do Estado, Márcia Cristina Cunha; a vice-presidente do IPMCont, Eldeni Monteiro; o deputado estadual Lélio Costa e a deputada federal Simone Morgado.

Em seu discurso, Simone Morgado disse que está em trâmite no âmbito federal uma proposta de sua autoria que propõe nova redação Decreto Lei de 1946, que regulamenta a profissão. "A proposta pretende atualizar a legislação que rege a profissão que ainda é do ano de 1946. Ela está desatualizada e precisa contemplar novas prerrogativas exigidas pelo contexto social atual e têm que ser estabelecidas. Estamos ouvindo várias entidades de classe da categoria e vamos realizar Audiências Públicas para discutir melhor o tema e receber contribuições para melhorar a proposta e valorizar esses profissionais”, enfatizou a deputada federal.

Atualmente em todo o Estado do Pará são 11 mil profissionais de contabilidade ativos.

O Conselho possui Delegacias em 11 municípios: Castanhal, Altamira, Santarém, Tucuruí, Redenção, Parauapebas, Capanema, Paragominas, Marabá, Abaetetuba, e Itaituba, por onde também se estendem programações de capacitação ao profissional e acadêmico da área, por meio da Câmara de Desenvolvimento Profissional e que ainda contempla um público de municípios circunvizinhos. E ainda o trabalho de fiscalização pois em 2016 o Conselho efetuou 550 ações de fiscalização em 46 municípios mais a capital. No primeiro semestre deste ano foram capacitadas 1.364 pessoas entre profissionais e acadêmicos, em 21 eventos realizados em seis municípios e na capital.

Estavam presentes ao evento os vice –presidentes do CRC Pery Calumby (de Integração Regional), Edisnéia Melo (de Fiscalização), Humberto Sena (de Administração) e a conselheira Isabel Borges e a coordenadora da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRC, Rosemeire Silva.

VEJA TODAS AS FOTOS EM https://www.facebook.com/pg/crc.pa.1/photos/?tab=album&album_id=1151885714944214

Notícias relacionadas

18/04/2024 13:20h

CRCPA E SEFA ALINHAM PARCERIA ENTRE ENTIDADES PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA

LEIA MAIS

15/04/2024 09:35h

NOVA EDIÇÃO DO CONEXÃO PARÁ CONTÁBIL É REALIZADA EM XINGUARA

LEIA MAIS

11/04/2024 10:00h

REDENÇÃO RECEBE CONEXÃO PARÁ CONTÁBIL DO CRCPA

LEIA MAIS