Horário de Atendimento: 08h00 às 16h30min de segunda à sexta-feira | Fone: +55 91 3202-4150 | E-mail: protocolo@crcpa.org.br
08h00 às 16h30min de Seg à Sex | Fone: +55 91 3202-4150

CASP é tema de seminário no Centur

Data: 06/12/2016 00:00h

Na manhã desta terça-feira (6), ocorreu, no Centur, o seminário sobre o Novo Padrão da Contabilidade Aplicada ao Setor Público e o encerramento do exercício de 2016 do Governo do Estado do Pará. O evento teve como organizador o Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRCPA), por meio da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e de sua coordenadora Rosemary Sousa, e parceria da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com apoio  da Secretaria da Fazenda (Sefa), da Secretaria de Planejamento (Seplan), da Secretaria de Administração (Sead) e da Auditoria Geral do Estado (AGE).

Durante a mesa de abertura, o vice-presidente de desenvolvimento profissional do Conselho, Waljucy Cardoso, explanou a satisfação em participar do seminário e destacou a importância para a gestão governamental de estimular parcerias como esta. Parceria que o Auditor Geral do Estado, Roberto Amoras, classificou como salutar, “este ano foi bastante difícil, algumas ações foram pouco simpáticas até, porém muito responsáveis, por isso 2017 promete ser um ano ainda mais profícuo a parcerias como esta com o CRCPA”.

Já a Subsecretária de Contabilidade Pública do STN, Gildenora Milhomem, parabenizou o Pará pela realização do evento e pela situação em que se encontram suas contas diante da crise e da situação de outros entes da Federação. Ela destacou ainda a importância de serem adotadas boas medidas de contabilidade, “só aprimorando e aplicando mecanismos de planejamento fiscal, nós podemos enfrentar a crise, o bom gestor é aquele que tem gestão responsável, é aquele que tem contabilidade forte, porque é o primeiro instrumento da linha de defesa”. Na ocasião, Milhomem convidou o Governo do Estado para apresentar o "Caso PARÁ" sobre Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais na reunião do Grupo Técnico de Padronização de Procedimentos Contábeis (GTCON) de maio de 2017.

A Secretária de Administração, Alice Viana, agradeceu os elogios e destacou o competente trabalho das equipes que realizam a contabilidade e a gestão financeira do Estado. Ela ressaltou que as boas práticas devem ser continuadas, internalizadas nos órgãos. Além disso, Viana avaliou a participação do CRCPA no seminário como uma grande evolução no evento que ocorre todos os anos.

Após a cerimônia de abertura, o coordenador de Normas de Contabilidade Aplicadas a Federação do STN, Bruno Mangualde, palestrou sobre o novo padrão de CASP. O seminário, então, prosseguiu com a apresentação da portaria que expõe o encerramento do exercício de 2016, realizada pelo diretor de gestão contábil e fiscal do Governo do Estado, Hélio Goes. Por fim, o coordenador do Sistema Integrado de Administração Financeira Estadual, Wagner Capelli, explanou sobre a “Integração do Sistema visando as NBCASP no Pará”.

O encontro reuniu os servidores responsáveis pelas áreas de gestão orçamentária, financeira, patrimonial e contábil dos órgãos da administração direta e indireta do Estado. A Seplan e a Sefa foram representadas, na mesa de abertura, pela secretária adjunta Cristina Costa e por Adélia Macedo, respectivamente. 

Fonte: Assessoria de Comunicação/CRCPA

 

 

 

Notícias relacionadas

22/03/2024 16:45h

REUNIÃO PLENÁRIA CRCPA - MARÇO DE 2024

LEIA MAIS

15/03/2024 11:50h

DELEGADOS E REPRESETANTES DE COMISSÕES DO CRCPA TOMAM POSSE DURANTE O SEMINÁRIO DE GESTÃO

LEIA MAIS

12/03/2024 09:00h

CRCPA REALIZA SEMINÁRIO DE GESTÃO EM BELÉM-PA

LEIA MAIS