Horário de Atendimento: 08h00 às 16h30min de segunda à sexta-feira | Fone: +55 91 3202-4150 | E-mail: protocolo@crcpa.org.br
08h00 às 16h30min de Seg à Sex | Fone: +55 91 3202-4150

No mês do Profissional da Contabilidade, presidente do CFC exalta conquistas

Data: 10/04/2017 16:30h

O mês de abril tem um significado importante para os profissionais da área contábil. Muito além de ser um mês com grande volume de trabalho, por conta da entrega da Declaração Anual de Ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física, abril é marcado pela data reservada a celebrar os profissionais que fazem da Contabilidade uma ciência capaz de proteger a sociedade. Desde 1926, o dia 25 de Abril, por iniciativa o senador João de Lyra Tavares, se tornou a ocasião especial para exaltar os profissionais da área.

Na entrevista a seguir, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho, exalta a Contabilidade, suas conquistas e seus profissionais.

 

Como o sr avalia o atual momento da profissão contábil no Brasil?

José Martonio Alves Coelho – A área contábil tem se destacado, no Brasil, pela profissionalização. A constante atualização técnica e a diversidade de áreas de atuação têm levado à valorização da carreira. Pesquisas entre as empresas de Recursos Humanos apontam, pelo segundo ano consecutivo, a contabilidade como uma das carreiras mais promissoras para o ano. As dificuldades serão sentidas, sem dúvida, mas o profissional qualificado verá, na crise, uma oportunidade de crescimento.

A contabilidade tem papel fundamental na sustentabilidade dos negócios. Em momentos como o que o País está vivendo, a contabilidade passa a exercer um papel central na assessoria das gestões, alertando sobre a situação contábil das instituições, apontando possibilidades de redução de despesas, seja com o planejamento tributário, seja com economias possíveis, além de orientar sobre os melhores investimentos.

 

Quanto à evolução da contabilidade, qual a sua percepção sobre os avanços que a profissão vem obtendo ao longo dos anos?

 

Martonio Coelho – A Contabilidade vem evoluindo, continuamente, e se aprimorando a olhos vistos. É uma ciência viva, com grande capacidade de adaptação às mudanças que vão surgindo. Desde a Revolução Industrial, no século XVIII, quando a Contabilidade passou a auxiliar no controle das gestões financeiras e econômicas dos países, muita coisa evoluiu. Poucas profissões tiveram mudanças tão significativas quanto às assimiladas pelas Ciências Contábeis, e a história nos mostra que a Contabilidade sempre esteve atrelada ao desenvolvimento da humanidade.

No Brasil, lembro perfeitamente que, quando comecei a atuar na profissão, a economia era outra; e o mercado de trabalho e as demandas na profissão também eram bem diferentes. Naquela época, não dispúnhamos das ferramentas tecnológicas que atualmente utilizamos. Hoje o profissional tem meios para gerar informações mais eficazes e precisas, conforme são demandadas pelo mercado.

Como membro atuante em entidades do sistema contábil brasileiro há muitos anos, destaco que houve várias atualizações, principalmente, na legislação da área e o aprimoramento das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs). Um exemplo dos mais relevantes é a convergência das normas brasileiras ao padrão internacional de contabilidade, conhecido pela sigla IFRS – International Financial Reporting Standards. Também ressalto como importantes avanços da profissão os processos de adoção das normas internacionais para o setor público e para a auditoria independente.

Além disso, hoje os profissionais da área são considerados peças-chaves, estratégicas, dentro das organizações, auxiliando dirigentes na gestão dos negócios.

 

Atualmente, quais são os grandes desafios para os profissionais?

 

Martonio Coelho – O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com o total apoio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), tem buscado atender os interesses da classe contábil e defender não apenas os interesses da área, mas de todos os cidadãos brasileiros. Por isso, o Sistema CFC/CRCs vê como um de seus maiores desafios a realização e a ampliação da Educação Profissional Continuada, uma vez que esse programa tem condições de oferecer a atualização técnica necessária para o devido cumprimento do exercício profissional.

Nesse sentido, o Sistema CFC/CRCs tem procurado investir na capacitação global dos contadores e técnicos, realizando eventos voltados às diversas áreas da Contabilidade e, ainda, firmando parcerias com Instituições de Ensino Superior, com vistas a contribuir para elevar qualidade dos cursos de Ciências Contábeis e, consequentemente, da qualificação profissional.

O Sistema tem atuado para que a sociedade brasileira possa contar com informações contábeis confiáveis e de alta qualidade, praticada por profissionais capazes, éticos e cumpridores de suas obrigações com responsabilidade; profissionais que, ao fazerem os registros contábeis, gerem informações precisas e transparentes para os gestores e demais usuários das informações.

Esse é um trabalho que exige vigilância constante do Sistema CFC/CRCs, por isso é considerado um desafio de hoje e de amanhã. Mas acreditamos que, por meio de várias ações, a exemplo da educação continuada e da realização de exames de avaliação de conhecimento – Exame de Suficiência e Exame de Qualificação Técnica –, podemos contribuir para o aprimoramento técnico dos profissionais e, com isso, fazer com que a Contabilidade seja um fator de proteção da sociedade.

Além disso, temos o desafio de manter sempre aberto o diálogo com instituições de interesses convergentes, com entidades parceiras e com os poderes públicos, discutindo, apresentando e acompanhando proposições do interesse da classe.

 

Qual é o perfil do profissional de vanguarda no mercado contábil?

 

As empresas contábeis estão partindo para um modelo de trabalho mais virtual, utilizando a tecnologia da informação para se relacionar aos seus clientes. Essa postura das organizações é uma realidade mundial, que não tem volta.

Não temos dúvida de que a tecnologia tem sido uma ferramenta competitiva e grande aliada da classe contábil. Porém, nessas circunstâncias, o profissional necessita assimilar a característica de oferecer estratégias às organizações, para que novas oportunidades de crescimento empresarial sejam alcançadas, utilizando-se de ferramentas que visam ao aperfeiçoamento da produtividade e da aplicação de soluções técnicas inovadoras.

Atualmente, vários fatores têm exigido dos profissionais o desenvolvimento da capacidade de atuar não só dentro da lógica dos números, mas de relacioná-los ao ambiente dos negócios. Aqueles que percebem essa necessidade, que se atualizam constantemente e que são capazes de lidar com a grande velocidade das inovações tecnológicas, são considerados elementos-chave nas empresas, exercendo papeis de consultores e assumindo funções diversificadas.

De forma geral, os profissionais que estão na vanguarda da profissão são aqueles que mantêm o conhecimento técnico atualizado, que se preocupam em acompanhar as informações nacionais e internacionais que possam causar impacto nos negócios dos seus clientes, que buscam conhecer as inovações tecnológicas, que tem uma visão global das organizações e da inter-relação da Contabilidade com áreas afins e, entre outros pontos, que dominam um segundo idioma.

Notícias relacionadas

22/03/2024 16:45h

REUNIÃO PLENÁRIA CRCPA - MARÇO DE 2024

LEIA MAIS

15/03/2024 11:50h

DELEGADOS E REPRESETANTES DE COMISSÕES DO CRCPA TOMAM POSSE DURANTE O SEMINÁRIO DE GESTÃO

LEIA MAIS

12/03/2024 09:00h

CRCPA REALIZA SEMINÁRIO DE GESTÃO EM BELÉM-PA

LEIA MAIS