Horário de Atendimento: 08h00 às 16h30min de segunda à sexta-feira | Fone: +55 91 3202-4150 | E-mail: protocolo@crcpa.org.br
08h00 às 16h30min de Seg à Sex | Fone: +55 91 3202-4150

CRCPA comemora “Dia do Contador”

Data: 23/09/2016 12:00h

Contadores, técnicos em contabilidade, estudantes de ciências contábeis, professores da área e convidados reuniram-se no auditório do Centro Cultural Tancredo Neves (Centur), na última quinta-feira (22 de setembro), em evento organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRCPA), a fim de comemorar o “Dia do Contador”. A data remete ao Decreto de Lei nº 7.988, de 1945, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, que regulamentou e tornou oficial a criação do primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Até então, só existam cursos técnicos e profissionalizantes de contabilidade no país.

O CRCPA aproveitou a ocasião para homenagear, com certificados de honra ao mérito, contadores e técnicos com 50, 40, 30 e 20 anos de registro profissional. Para um dos homenageados, Manuel Castro, com 40 anos de profissão, foi um momento de muita emoção. Ele elogiou a iniciativa do Conselho e afirmou que sempre acompanha as ações do órgão. Castro avalia que as principais mudanças, durante o tempo que atua na área contábil, foram a valorização profissional e os avanços tecnológicos. A noite ainda foi marcada pela palestra “Inteligência emocional” do master coach William Medeiros e pela entrega de 67 carteiras de registro profissional a novos contadores.

Durante o evento, a presidente do Conselho, Fátima Vasconcelos, lembrou a importância desses profissionais para o mercado e para a sociedade, também destacou a necessidade de o contador estar sempre estudando e se renovando. “Hoje, o mercado conta com mais de 550 mil profissionais e 50 mil organizações contábeis que atuam em milhões de empresas em todos os setores da economia, empresas de todos os portes, buscando profissionais com visão ampla, postura ética e permanente atualização técnica. Não esquecendo que uma carreira de sucesso é construída com o tempo e, principalmente, desenvolvimento técnico e profissional permanentes. Por isso, todos devem sempre estudar e se atualizar”, ressaltou.

Além de registrar e fiscalizar os profissionais, ciente das constantes atualizações na área, o CRCPA realiza eventos de qualificação e valorização da classe ao longo de todo o ano. O Pará possui 8.977 (oito mil, novecentos e setenta e sete) contadores ativos e 2.302 (dois mil, trezentos e dois) técnicos. Neste momento de grandes transformações políticas e econômicas no Brasil, se há um profissional que pode tratar da transparência e embasar tomadas de decisões, este é o contador. A participação dele vai muito além da escrituração contábil dos fatos, está também na sua comunicação aos gestores e, principalmente, à sociedade, que deseja saber tanto a origem quanto a aplicação dos recursos.

Comemoração na capital e no interior

Além do evento realizado na capital, algumas delegacias do CRCPA no interior do Estado organizaram momentos de qualificação profissional. Em Castanhal, ocorreram as palestras “O novo ICMS e os pontos polêmicos dos convênios 92 e 93 de 2015”, de Sandro Gomes, e “A incidência tributária na fonte e seus aspectos polêmicos”, de Nildes Novelino. Na ocasião, também ocorreu a entrega de duas carteiras de registro profissional. Em Marabá, os temas abordados foram “O contador e a perspectiva de mercado”, palestra de Joel Monteiro que também apresentou, ao lado de Carlos Caldas e Inácio Becker, o painel com ações e resultados da delegacia do CRCPA no município. Em Altamira, o assunto foi “Difal no estado do Pará”, com Maria Lucilene Aguiar. Por fim, Santarém recebeu as palestras “Procuração no processo administrativo fiscal: aspectos jurídicos relevantes”, do advogado James Moreno, e “Processo Administrativo Fiscal no município de Santarém”, do auditor fiscal Mário Anderson, realizadas pela Vox Contábil com apoio do Conselho.

Fonte: Assessoria de Comunicação/CRCPA

Notícias relacionadas

22/04/2024 15:00h

CASTANHAL RECEBE EDIÇÃO DO SUMMIT CONTÁBIL DO CRCPA

LEIA MAIS

18/04/2024 13:20h

CRCPA E SEFA ALINHAM PARCERIA ENTRE ENTIDADES PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA

LEIA MAIS

15/04/2024 09:35h

NOVA EDIÇÃO DO CONEXÃO PARÁ CONTÁBIL É REALIZADA EM XINGUARA

LEIA MAIS