Horário de Atendimento:
08h00 as 16:30h de segunda a sexta-feira.

CRC-PA tira dúvidas sobre IRPF em shopping até esta sexta

Encerra nesta sexta-feira, 7, a campanha “ Tira Dúvida sobre Imposto de Renda de Pessoa Física”, realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA), no segundo piso do Shopping Pátio Belém , com o objetivo de esclarecer sobre o passo a passo da declaração à Receita Federal. Na campanha, o público está tendo informações sobre a Tabela IRPF, dúvidas de quem deve ou não deve declarar, entre outras.

O aposentado José Raimundo Barata procurou o atendimento na manhã desta quinta-feira, 6, pois tinha dúvidas sobre de que forma declarar um determinado valor recebido por ele no ano passado. “Vim aqui procurar orientação sobre como lançar na minha declaração, um valor que recebi em 2016. Foi muito esclarecedor e era a informação que faltava para eu fechar todos os dados e enviar a minha declaração”, disse.

Contador do CRC-Pa e um dos orientadores na campanha, Alan Ferreira ressaltou que uma das dúvidas que surgiram foi com relação a declaração de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ( FGTS) de contas inativas. De acordo com o contador o contribuinte tem que declarar, porém este rendimento não incide imposto sobre o valor, pois trata-se de um rendimento de caráter não tributável. “Esse valor deve ser informado no campo ‘Isentos e Rendimentos Não Tributáveis’. Quem deve estar atento a esta situação são aqueles que sacaram valores significativos, por exemplo, mais de R$ 5 mil”, aponta o contador.

Outra dúvida entre os contribuintes que procuraram o atendimento da campanha foi com relação aos portadores de doenças graves como câncer, HIV, tuberculose e outras. “Nesta situação o contribuinte declara a renda, porém estará isento de pagamento do imposto”, explica Alan Ferreira.   

A campanha contou com o apoio do Pátio Belém, Serama, Uninassau e Sescon-PA.

A previsão é de que 30 milhões de contribuintes façam a entrega da declaração até as 23h59 do dia 28 de abril - para quem não declarar ou entregar depois do prazo há uma multa. As restituições começarão a ser pagas no dia 12 de junho.