Horário de Atendimento: 08h00 às 16h30min de segunda à sexta-feira | Fone: +55 91 3202-4150 | E-mail: protocolo@crcpa.org.br
08h00 às 16h30min de Seg à Sex | Fone: +55 91 3202-4150

CRC-PA Seminário de Transparência e Controle Social

Data: 21/07/2017 14:38h

CRCPA  Seminário de Transparência e Controle Social 

 

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) realizam nesta sexta-feira, 21, em Belém, o Seminário Regional de Transparência e Controle Social. Cento e cinquenta pessoas se inscreveram gratuitamente para participar do no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA). 

Participam da mesa oficial de abertura o vice presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado Júnior; a presidente do CRC-PA, Fátima Vasconcelos; a presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará, Lourdes Lima; o ouvidor geral da União, Gilberto Waller Júnior; o superintendente da Receita Federal, Moacyr Mondardo; o auditor geral do Estado do Pará, Roberto Amoras, representando o governador do Pará, Simão Jatene e o superintendente da Controladoria Geral da União, Fábio Santiago. 

 

O seminário faz parte de uma série de dez eventos que iniciou em abril, em Manaus (AM), tendo como público alvo profissionais da contabilidade e servidores públicos para falar sobre a importância da comunicação entre os entes federados. Este será o quinto evento a ser realizado, tendo passado pelos estados do Amazonas, Tocantins, Rio Grande do Sul e Paraíba. "Não existe transparência sem informação. Não tem como falar em controle social e transparência sem a figura do profissional da contabilidade. Então, formalizamos um termo de cooperação com a Controladoria Geral da União  visando disseminar um tema de extrema importância neste contexto peculiar que o país passa, no qual a transparência e o controle social são fundamentais neste processo", disse o vice presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Júnior.

O objetivo do evento é abordar temas como o papel da ouvidoria como instrumento de controle e participação social e as realidades dos Estados no acesso à informação, além de possibilitar o debate e o esclarecimento de dúvidas. "O profissional da contabilidade é agente disseminador da informação e a sociedade como um todo precisa desse conhecimento, pois temos um número expressivo de instrumentos como por exemplo o portal da transparência a nível municipal, estadual e federal. É precisa que a sociedade saiba acessar essas informações. E ainda iremos debater a importância das ouvidorias neste contexto", ressaltou Prado Júnior.

Para a presidente do CRC-Pa, Fátima Vasconcelos "A parceria  visa gerar multiplicadores junto a sociedade civil, agentes públicos e profissionais de contabilidade com acesso à informação transparência pública , participação social  e  da divulgação  do programa de fortalecimento das ouvidorias".

A Lei de Acesso a Informação estabelece que todas as informações produzidas ou custodiadas pelo poder público são públicas e, portanto, acessíveis a todos os cidadãos, ressalvadas as hipóteses de sigilo legalmente estabelecidas.

 

Os eventos seguintes serão em São Paulo (28/7), no Rio de Janeiro (4/8), em Sergipe (25/8), no Piauí (29/9) e em Alagoas, com data a definir.

Notícias relacionadas

18/04/2024 13:20h

CRCPA E SEFA ALINHAM PARCERIA ENTRE ENTIDADES PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA

LEIA MAIS

15/04/2024 09:35h

NOVA EDIÇÃO DO CONEXÃO PARÁ CONTÁBIL É REALIZADA EM XINGUARA

LEIA MAIS

11/04/2024 10:00h

REDENÇÃO RECEBE CONEXÃO PARÁ CONTÁBIL DO CRCPA

LEIA MAIS