Horário de Atendimento: 08h00 às 16h30min de segunda à sexta-feira | Fone: +55 91 3202-4150 | E-mail: protocolo@crcpa.org.br
08h00 às 16h30min de Seg à Sex | Fone: +55 91 3202-4150

CRC-PA inicia II Ciclo de Palestras

Data: 17/02/2014 00:00h

No dia 11 de fevereiro, o Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA) iniciou a programação do II Ciclo de Palestra, no auditório Daryberg de Jesus Paes Lobo, na sua sede em Belém. O evento, voltado para os estudantes e profissionais de Contabilidade, é organizado pela Câmara de Desenvolvimento Profissional e tem o objetivo de atualizar e desenvolver a categoria. “Estamos investindo muito em capacitação para que o profissional e o estudante estejam preparados para as atualizações do mercado”, explicou Fátima Vasconcelos, vice-Presidente de Administração do CRC-PA.

Na abertura do evento, o contador José Luiz Nunes Fernandes apresentou o estudo “A Nova Visão Sobre a Contabilidade Gerencial”. O assunto faz parte da tese de doutorado que será defendida ainda este ano, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Paulo. “Procurei mostrar uma visão contemporânea de que o a empresa isolada necessita de artefatos da Contabilidade Gerencial para manter a mesma competitividade em relação às empresas que atuam na rede de negócios. É um assunto não muito discutido no Brasil, mas que foi muito bem recebido pelos profissionais durante o evento aqui em Belém”, pontuou.

Na segunda noite de palestras, dia 13, os participantes discutiram sobre o tema “A Nova Contabilidade Aplicada no Setor Público”. O professor Antônio Carlos Ferreira Júnior falou sobre o processo de convergência às novas normas internacionais de Contabilidade. “Teremos até o fim de 2014 para essa adequação, porque as penalidades para os entes que não cumprirem os prazos para essa implantação são grandes, por exemplo, não poderão contratar operação de crédito e nem receber transferências voluntárias”, enfatizou.

Professor Antônio Carlos Ferreira Júnior

Roberto Faria é profissional de contabilidade e trabalha no setor privado desde 1989. Recentemente, recebeu uma proposta para trabalhar no setor público e aproveitou o cliclo de palestras para se atualizar. “Estou estudando muito, mas a mudança não está sendo fácil já que existem muitas diferenças entre os dois setores. A palestra de hoje conseguiu tirar dúvidas específicas sobre liquidação e pagamento”, avaliou. Além dos profissionais, universitários aproveitam para entender um pouco mais sobre o mercado. Thaize Melo, de 22 anos, cursa o terceiro ano de Ciências Contábeis na Estácio FAP. “Acho importante estarmos em contato constante com as atualizações das leis e operações. Sempre que tem oferta de cursos e palestras a noite eu me inscrevo”, disse.

Roberto Faria, profissional de contabilidade

Thaize Melo, estudante

Aliás, a nova diretoria do CRC-PA está fechando convênios com universidades no interesse de oferecer cursos em horários noturnos aos alunos. “O estudante que passa o dia estudando e trabalhando em um estágio acabava não tendo a oportunidade de participar de eventos do Conselho por conta do horário. Este ano, vamos investir em eventos a noite para que eles possam participar mais”, comentou Fátima Vasconcelos.

A primeira semana do evento encerrou com uma palestra que fugiu da rotina dos profissionais e técnicos da Contabilidade. “Como Administrar Escritório com Sucesso”, ministrada por André Charone, mostrou como todo contador, dono do próprio negócio, deve investir mais em relacionamento e empreendedorismo. “Todo profissional vive focado na rotina fiscal e trabalhista e esquece da administração do próprio negócio. O ideal é que ele tenha uma equipe para ajudá-lo no operacional para que sobre tempo de conseguir mais clientes, vire um empresário e aprenda a fazer a propaganda do seu trabalho. administrando e fazendo a propaganda. Se não for assim o escritório não cresce”, finalizou André.

O II Ciclo de Palestra segue com mais duas palestras durante esta semana nos dias 17 e 21, sobre Imposto de Renda para Pessoa Física e Padrões de Relatórios Financeiros Internacionais para Micro e Pequenas Empresas, respectivamente. Os interessados poderão efetuar a inscrição no site www.crcpa.org.br/palestra

 

Notícias relacionadas

22/03/2024 16:45h

REUNIÃO PLENÁRIA CRCPA - MARÇO DE 2024

LEIA MAIS

15/03/2024 11:50h

DELEGADOS E REPRESETANTES DE COMISSÕES DO CRCPA TOMAM POSSE DURANTE O SEMINÁRIO DE GESTÃO

LEIA MAIS

12/03/2024 09:00h

CRCPA REALIZA SEMINÁRIO DE GESTÃO EM BELÉM-PA

LEIA MAIS