Horário de Atendimento:
08h30 as 17h de segunda a sexta-feira.

CRC PA encerra a gestão 2016-2017

CRC PA encerra a gestão 2016-2017

O Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA) encerra neste mês de dezembro a gestão 2016-2017. O biênio foi marcado pelo fortalecimento da entidade de classe e do profissional da contabilidade.

A gestão foi composta pela Presidente Maria de Fátima Cavalcante Vasconcelos. Vice-presidente de Administração Raimundo Humberto Sena de Oliveira. Vice-presidente de Ética, Disciplina e Fiscalização Edisnéia do Socorro Nascimento Melo. Vice-presidente de Registro Nelson Gustavo Rufino Rocha. Vice-presidente de Controle Interno e Financeiro Marilene da Cunha Guerra. Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional Waljucy Furtado Cardoso. Vice-presidente de Integração Regional Pery Augusto Calumby.

Neste período, as parcerias com órgãos públicos e empresas privadas possibilitaram a continuidade do processo de educação do profissional e ainda da valorização da classe contábil. O Conselho busca estreitar as relações com as instituições ligadas à classe, ao todo são 11 convênios com Instituições de Ensino e 21 com órgãos públicos e empresas.

Por ocasião das solenidades de entrega do registro profissional, o CRC homenageou os contadores e técnicos de contabilidade com 20, 30, 40 e 50 anos de carreira. “Essa profissão só me deu satisfação e foi com ética e princípios que passei esses 50 anos de contabilidade, sempre mantendo a serenidade. Aos novos colegas que recebem seus registros quero lhes pedir para que exerçam a profissão com ética e dedicação”, ressaltou José Afonso Pinto Marques Tavares, de 80 anos, homenageado por meio século de profissão.

Em eventos nacionais, o CRC buscou divulgar a cultura paraense aos demais estados brasileiros e, durante o VIII Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal, realizado em outubro de 2017, lançou o município de Santarém como a sede da próxima edição do evento em 2019 para um público de mil e duzentos contadores de 11 estados. “Nós do Conselho Regional de Contabilidade do Pará nos sentimos honrados em sediar o próximo ECAL em 2019. Nosso Estado é grandioso por seu tamanho e também pela cultura. Nossa Santarém, chamada carinhosamente de Perola do Tapajós, é de se apaixonar a primeira vista e abriga uma das mais belas paisagens do mundo, a praia de Alter do Chão, conhecida como o caribe brasileiro. Aguardamos vocês em 2019”, disse a presidente Fátima Vasconcelos em Cuiabá.

 

HOMENAGEM. A Data de 25 de abril/2016 (Dia do Profissional da Contabilidade) foi marcada por uma missa, entrega de 58 carteiras a profissionais e palestra sobre a COAF, na sede do CRC, em Belém.

CONGRESSO. De 11 a 14 de setembro, o CRC PA participou do 20° Congresso Brasileiro de Contabilidade, sendo que o Pará foi a maior delegação do evento, com 723 participantes.

VALORIZAÇÃO. No dia 22 de setembro/2016 (Dia do Contador) o CRCPA realizou, no auditório do Centur a entrega de carteiras a 67 novos profissionais, além de homenagear profissionais com 20, 30, 40 e 50 anos de atividade. Também foi ministrada uma palestra motivacional.

CONFERÊNCIA. De 16 a 18/11/2016, o CRCPA realizou a II Conferência Paraense de Contabilidade, no hotel Grand Mercurie, com a participação de profissionais e acadêmicos da área contábil, discutindo temas importantes para a classe.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Em 2016, foram realizados 76 eventos nos quais foram capacitadas 4.743 pessoas.  Em 2017 foram capacitadas 3.501 pessoas entre profissionais e acadêmicos, em 53 eventos.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO. Em abril de 2017, o CRC montou um stand no Pátio shopping, onde prestou esclarecimentos sobre a declaração de imposto de renda a contribuintes, aproximadamente 100 pessoas tiraram dúvidas com a equipe do CRC.

 

EVENTOS ESTADUAIS. Em maio de 2017 o Conselho realizou o VII Fórum da Mulher Contabilista do Pará, e em junho, o I Seminário de Perícia Contábil, com abordagens sobre o mercado de trabalho dos peritos contábeis no Pará.

Em 25/04/2017. Dia do Profissional da Contabilidade, o CRC promoveu cerimônia com entrega de carteira a 80 novos profissionais.

Em 25/04/2017. Dia do Profissional da Contabilidade, o CRC promoveu cerimônia com entrega de carteira a 80 novos profissionais.

 

TRANSPARÊNCIA. Em julho de 2017, o CRC sediou o Seminário Regional de Transparência e Controle Social, uma realização do Conselho Federal de Contabilidade e da Controladoria Geral da União.

HOMENAGEM. No dia 26 de setembro de 2017, em alusão ao Dia do Contador (22/09), o CRC-PA entregou a carteira a 80 novos profissionais da contabilidade e ainda prestou homenagem aos profissionais com 20, 30, 40 e 50 anos de carreira.

 

 

  1. . Um total de 283 profissionais recebeu o registro em 2016.

Um total de 286 profissionais recebeu o registro em 2017.

 

 

 

  1. . O CRC integra ainda a Frente Parlamentar de apoio a Contabilidade, criada pelo deputado e contador Iran Lima, na Assembléia Legislativa do Estado do Pará. Por meio da Frente, profissionais de diversas entidades como a Associação dos Profissionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Apcasp), Associação das Empresas Contábeis e de Assessoramento do Pará (Sescon-pa), Sindicato dos Contabilistas do Estado do Pará e Instituto Paraense da Mulher Contabilista (IPMCont), ao lado do CRC, dialogaram com representantes de órgãos ligados à classe como o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), onde puderam expor demandas dos profissionais ao presidente Daniel Lavareda e ao secretário Nilo Noronha.  

 

 

 

EVENTOS NACIONAIS. De 13 a 15/09, em Gramado (RS), o CRC-PA participou do XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista e da XVI Convenção de Contabilidade do RS, onde divulgou o trabalho da instituição e apresentou o Pará como a sede do Encontro da Contabilidade da Amazônia Legal em 2019.

 

 

  1. Em 22/09, Dia do Contador, o CRC-PA entregou a carteira a aproximadamente 80 novos profissionais da contabilidade e homenageou os profissionais que comemoram 20, 30, 40 e 50 anos de carreira.

De 27 a 29/ 09 mais de 300 pessoas, entre profissionais e acadêmicos da área contábil e especialistas nacionais estiveram reunidos na VII Convenção de Contabilidade do Pará, com temas como controle social, prevenção à lavagem de dinheiro, entre outras.

De 27 a 29/2017 o CRC PA do VIII ECAL que ocorreu em Cuiabá (MT), e participação de mais 10 estados das regiões Norte e Centro Oeste e o Distrito Federal. Durante o encerramento foi anunciada Santarém como a próxima sede do evento em 2019.

 

PROTOCOLO AVANÇADO. Em parceria com a Jucepa, o CRC-PA inaugurou em 12 de dezembro de 2017, em sua sede, em Belém, o primeiro protocolo Avançado da Junta, com o objetivo de ampliar o atendimento aos profissionais da contabilidade do Pará.

 

 

  1. Em 2016, o Conselho efetuou 550 ações de fiscalização em 46 municípios mais a capital.

 

  1. . O Conselho possui Delegacias em 11 municípios:

Castanhal, Altamira, Santarém, Tucuruí, Redenção, Parauapebas, Capanema, Paragominas, Marabá, Abaetetuba,

e Itaituba.